Uma das formas de se antecipar as mudanças do mercado e lançar-se à frente da concorrência é ter uma visão para o futuro. Sendo assim, os profissionais de e-commerce devem ficar atentos para as novas tecnologias que, no ano de 2016 foram avaliadas e aprovadas pelos principais canais de venda on-line, tornando-se referência no mercado digital, assim como as estratégias utilizadas para abordar o público do varejo moderno.
O mercado segue aquecido, mesmo com a crise. Segundo um estudo do 34º WebShoppers, no primeiro semestre, as vendas de e-commerce atingiram um faturamento de R$ 19,6 bilhões. O valor obteve um crescimento de 5,2% em comparação ao mesmo período no ano passado.
Você quer ganhar destaque diante da concorrência e conquistar o seu consumidor?! Então confira algumas tendências listadas por especialistas do mercado, para o e-commerce em 2017:
1 – Relacionamento é a chave do negócio
Devido a grande competitividade no e-commerce, as empresas precisam disputar o laço afetivo com o seu cliente e focar na experiência de compra. A tendência é que o cliente valorize o processo de compra em si. Sendo assim, é essencial o relacionamento da marca com os clientes, pois eles valorizarão, se serem valorizados.
2 – Ominichannel
Os consumidores atuais são multiplataforma. Um cliente pode adquirir um produto no shopping ou via internet, o que mudará, é a opção de compra. Por esse motivo, é necessário que o varejo esteja presente em todos os canais de venda. A tendência é que em 2017, o mercado conte com mais ferramentas para consolidar esse intercâmbio de canais.
3 – Mobile
Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje o celular é o principal meio de acesso à internet, utilizado por 80,4% das casas dos brasileiros que possuem acesso à rede. Além disso, pesquisas independentes apontam também que os smartphones já são uma alternativa para fazer compras e representa mais de 15% dos pedidos on-line. Conforme a adaptação das lojas virtuais para o mobile espera-se um crescimento do mercado varejista on-line chamado: m-commerce.
4 – Novas formas de pagamento
A tecnologia avançada também trouxe vantagens para o ato da compra. O mercado já oferece novos meios de pagamento, para agilizar os processos e colaborar com a experiência do consumidor. Uma dessas novidades é a carteira virtual no e-commerce: o dispositivo registra os dados do cartão e é ativado por meio do mecanismo Touch ID, de leitura biométrica, facilitando assim o pagamento. Exemplos de cases de sucesso no mercado são Apple Pay e Samsung Pay.
5 – Personalização
A tendência é que os conteúdos e as ofertas serão cada vez mais personalizados para o consumidor. A ligação de dados com as redes sociais permitirá que o varejo defina um perfil mais preciso da demanda e consequentemente trabalhar de maneira mais assertiva na divulgação dos conteúdos e ofertas. Com o big data, o varejista possui a oportunidade de conhecer em detalhes o perfil do seu cliente e entender suas necessidades e preferências no momento de colocar o produto no carrinho. Novas tecnologias ajudarão a fazer uma interpretação mais inteligente dessas informações. Com essa variedade de dados, o vendedor tem maiores chances de criar novas oportunidades de vendas.
Mercado Digital, Tecnologia